Blog do Monstro

Alliance Jiu jitsu – Uma marca, história, uma escola

Neste post, vamos contar brevemente a história de uma das principais, se não a maior marca de escola de Jiu jitsu do Brasil, do Mundo. E como ela está presente nas principais academias de jiu jitsu do país, e sendo reconhecido como Alliance Jiu Jitsu.

Fundada em 1993 pelos Mestres Romero Cavalcanti e Roberto Barão, além de alguns de seus alunos, foi a união de academias que tornou a Alliance uma marca forte, uma bandeira nas academias.

Ao passar do tempo, formou sua própria metodologia de ensino, e uma forma de replicar esse conhecimento dentro das academias. Hoje são 173 escolas no mundo em 21 países. Essa metodologia se tornou eficaz, formando mais de 25 campeões mundiais na faixa preta.

O Jiu Jitsu

O Jiu jitsu é uma arte milenar, nascida há mais de 2.500 anos, criado por monges budistas, um pono nômade e franzino que era saqueado por outros povos. Devido a sua religiosidade, não era permitido o uso de armas, sendo assim, desenvolveram sua auto-defesa através dos movimentos de animais, tendo como principio, o uso da força e alavanca para vencer o mais forte e pesado.

Jiu jitsu no Brasil

O Jiu jitsu é originário do Japão, e após a primeira guerra mundial, houve uma grande migração dos japoses para o Brasil. Um dos que aportaram no Brasil foi o conde Maeda Koma, campeão Japonês na época.

Ele chegou em 1920 no estado do Pará, onde conheceu Gastão Gracie. Em gratidão a Gastão, um homem influente na região, ensinou Jiu jitsu ao seu filho, Carlos.

Entretanto, um outro filho de Gastão que acabou dominando melhor a técnica, Helio Grace, um dos responsáveis pela popularização do Jiu jitsu hoje no país.

Para se ter uma ideia, ele foi capaz de derrotar seu adversário com mais de 100 quilos, sendo que ele na época tinha seus 63 quilos, provando assim que a técnica é superior a força.

Familia Gracie

A família Gracie é a maior referência no Jiu jitsu no país. Carlos e Helio Gracie, são considerados os pais do Jiu jitsu no país. Após ter seus ensinamentos com Maeda Koma, aperfeiçoaram a técnica e trazendo um novo termo para o Jiu Jitsu, o Jiu Jitsu Brasileiro.

A família também é conhecida por desenvolver e seguir uma dieta, chamada de Dieta Gracie.

Carlos Gracie sofria de fortes enxaquecas, pleuras e até mesmo hiperuricemia, o que fazia com que ficasse retido em seu quarto até por quatro dias. Tendo o lema “faça da sua alimentação o seu remédio”, ele pesquisou e realizou experimentações, até chegar nesta dieta batizada como Dieta Gracie.

A luta

O objetivo da luta é dominar o adversário, e três habilidades são importantes para isso: O movimento como forma de desequilibrar o adversário, o equilibrio adequado como forma de manter o controle dos seus movimentos, e a vantagem como forma de aprimorar sua força e possa atacar seu adversário.

A prática do Jiu Jitsu possui grandes benefícios, como aumento da flexibilidade, perda de peso, adquirir força física, aumento da confiança e auto-estima.

Add comment

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.